top of page

Blog IN 

Blog &

Notícias &

Inovação &

Inteligência Natural &

Sustentabilidade 4.0

Últimas Notícias:

THINKATHON - MARATONA DE IDEIAS PARA A SUSTENTABILIDADE 4.0

Sustentabilidade na CASACOR Ceará

Está ocorrendo desde o dia 12 de Setembro a CASACOR Ceará na cidade de Fortaleza  e este ano a edição vem com uma forte pegada de sustentabilidade, além de uma programação especial sobre o tema,  inteiramente gratuita!


A empresa responsável pela sustentabilidade do evento é a GBFOR, e segundo seu Diretor Márcio Rios,

este ano foi estruturado um Plano de Sustentabilidade, com ações planejadas na área do entorno do evento, a eficiência energética da edificação, o uso racional da água, a gestão de resíduos, a qualidade interna do ar e especificações de materiais sustentáveis. Além disso, todas estas ações seguem os parâmetros da Certificação Ambiental municipal Fator Verde a ser emitida pela Prefeitura de Fortaleza e todas estas ações serão publicadas no Relatório de Sustentabilidade da CASACOR Ceará.

A mostra da CASACOR, a maior e mais completa mostra de arquitetura, de design e de paisagismo das Américas, tem um grande potencial de alavancar este resultado, influenciando os profissionais e consumidores por optarem por projetos mais sustentáveis.


Durante várias edições a CASACOR Ceará tem mostrado excelentes resultados quem contribuem para a redução dos impactos socioambientais.


Este ano, com o tema Planeta Casa, irá destacar mais ainda as ações e projetos focados nos três pilares deste tema: sustentabilidade, tecnologia e afeto.


Dentro dessa abordagem, a empresa GBFOR  está promovendo mais uma edição do já tradicional GbforTALK, um evento em formato de talkshow com vários convidados onde são discutidos vários aspectos sobre a sustentabilidade.


Com a proposta de ser um bate-papo descontraído, além de ter um melhor contato com a cidade, o evento tem ocorrido no Projeto Cidade da Gente, espaço externo da CASACOR Ceará e que leva a assinatura das arquitetas Laura Rios e Liana Feingold da Estar Urbano.


O primeiro talk ocorreu no dia 14 de Setembro, com a apresentação do nosso maior referencial em urbanismo - Fausto Nilo - com a temática “FORTALEZA É A NOSSA CASA”.


Na ocasião o diálogo foi pautado em projetos já realizados e planejados no Município de Fortaleza que contribuem para uma cidade mais humana e saudável.

Neste próximo domingo, 22 de Setembro às 18h  é minha vez de dialogar sobre a cidade ao lado das arquitetas Laura Rios e Liana Feingold e a temática do Talk será:  "URBANIDADE E SUSTENTABILIDADE: UM RESGATE AO PRAZER DE VIVER A CIDADE" 

A intenção é dialogar sobre as boas práticas de projetos e estratégias que contribuem para uma cidade mais sustentável. 



A programação continua até o dia 11 de outubro, com os seguintes temas e convidados:


Dia 29 de Setembro (18h)

"NADA SE CRIA, NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA"

Este é o tema do debate com o design Felipe Gradvohl, consultor ambiental Rui Oliveira e designer de interiores Ramiro Mendes. Um diálogo sobre processos de transformação e criação de novos projetos, mobiliários ou produtos a partir da reciclagem, compostagem ou reutilização criativa/upcycling.

Dia 04 de Outubro (19h)

"AS DIMENSÕES DA MORADIA URBANA"

Este é o tema do debate com as arquitetas e urbanistas Águeda Muniz, Isabelly Egot e Lissa Motta. Um diálogo sobre a inovação da forma de viver a cidade.

Dia 11 de Outubro (19h)

"SUSTENTABILIDADE AFETIVA: RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO, ARQUITETURA E O MEIO AMBIENTE"

Este é o tema do debate com os arquitetos e urbanistas Brenda Rolim, Ney Filho e Glaucia Maia. Um diálogo sobre a forma que nos relacionamos, vivemos e moramos e a influência nos projetos de arquitetura.

Todos os eventos ocorrerão na Rua Visconde Mauá, 950 (Espaço externo – Projeto Cidade da Gente)
O evento é aberto ao público. Não é necessário fazer inscrição. 
🚲 Vá de bike e ganhe 50% de desconto na entrada da CASACOR Ceará 2019.


bottom of page