top of page

Blog IN 

Blog &

Notícias &

Inovação &

Inteligência Natural &

Sustentabilidade 4.0

Últimas Notícias:

THINKATHON - MARATONA DE IDEIAS PARA A SUSTENTABILIDADE 4.0

Sustentabilidade 4.0 na prática

Nos dias 04 a 07 de novembro de 2019, será realizado em Fortaleza, nas dependências da UNIFOR, o X Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental – CONGEA, promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento – IBEAS.


No evento serão apresentados 265 trabalhos técnico-científicos provenientes de todos os estados do Brasil, os quais deverão trazer contribuições científicas, tecnológicas e/ou de inovação na área ambiental.


Durante o Congresso, também serão realizadas diversas palestras e debates facilitados por profissionais renomados da área ambiental do Ceará e do Brasil. Serão no total 12 palestras, 6 mesas-redondas e 4 visitas técnicas, além da realização de 3 minicursos pós-Congresso.


Dentre as temáticas abordadas no Congresso conta a Valoração de Serviços Ecossistêmicos como ferramenta da Sustentabilidade 4.0. Serão dois momentos:



No dia 06/11 no período da tarde será realizada uma visita técnica ao empreendimento AZUR Condomínio Lago onde a empresa responsável - BLD Brasil - está aplicando na prática todas as recomendações de sustentabilidade indicadas na Common International Classification of Ecosystem Services (CICES) desenvolvida pela European Environment Agency (EEA).


O AZUR Condomínio Lago torna-se referência em sustentabilidade ao preservar e/ou

fomentar um total de 18 tipos de Serviços Ecossistêmicos tais como: atração de polinizadores, peixamento da lagoa, passagem de fauna, etc), extrapolando inclusive aquilo que é exigido legalmente (demarcação de APPs, licenciamento, etc) e ainda aplicando práticas mais conhecidas como micro geração de energia solar, por exemplo.


Todas essas práticas de referência serão demonstradas durante a visita técnica (exclusiva para Congressistas e alguns convidados) a qual será guiada por mim (Magda Maya) que também realizarei palestra no dia seguinte – 07/11 às 17h na UNIFOR, dentro da programação do X CONGEA.



Na palestra, intitulada “Valoração de Serviços Ecossistêmicos como ferramenta da Sustentabilidade 4.0, serão aprofundadas as discussões a respeito da metodologia em si, abordando as temáticas da inovação e da sustentabilidade de forma integrada.


A programação completa com datas e horários das palestras e mesas-redondas encontra-se publicada no portal do Congresso. Inscrições ainda podem ser realizadas também pelo portal: www.ibeas.org.br/congresso10.


O evento tem o apoio institucional da Secretaria do Meio Ambiente SEMA/CE, Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE, Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente - SEUMA, Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza - URBFOR, Federação das Indústrias do Ceará - FIEC - Observatório da Indústria, Associação Cearense de Engenheiros Ambientais e Sanitaristas - ACEAS, Associação Profissional dos Geógrafos do Estado do Ceará – APROGEO, Sindiverde, Geoanalysis e Visite Ceará.

bottom of page