Blog IN

Últimas Notícias:

THINKATHON - MARATONA DE IDEIAS PARA A SUSTENTABILIDADE 4.0

Alfabetização Ecológica para todos

Essa é a proposta da Escola de Sustentabilidade 4.0.

E não, não estou falando de educação ambiental em escolas.

Estou me referindo à Ecoalfabetização proposta por Fritjof Capra onde a grande professora é a própria natureza e os alunos somos todos nós: desde criancinhas até os mais velhos em seus lugares de poder.

A principal diferença entre o que conhecemos como educação ambiental e a educação/alfabetização ecológica está no processo de aprendizagem.

A educação ambiental é pautada no pensamento linear (causa e efeito) e tem sido aplicada de forma muito semelhante ao que seria uma educação cidadã, baseada no comportamento em relação ao meio em que está inserida (casa, escola, rua, bairro) e quase exclusivamente pautada em noções sobre resíduos sólidos e uso racional de recursos naturais.

A educação ecológica está intelectualmente fundamentada no pensamento sistêmico e atua por meio de estímulos que vão desde a leitura, passando por experiências sensoriais e desafios cognitivos e chegando inclusive ao campo das emoções, o que contribui fortemente para a boa integração da criança no campo social e coletivo.

Portanto, quando falamos em educação/alfabetização ecológica estamos falando de uma nova racionalidade, menos centrada nos humanos e na economia e mais centrada na vida de todos os seres (incluindo-se aqui os humanos) e na ecologia, ou seja, colocando nossa casa comum no centro do pensamento e aprendendo com os próprios princípios da natureza e da vida.

Quando falamos em Educação Ecológica estamos trabalhando em nível de Ecoalfabetização, ou seja, (re)aprender a LER o ambiente natural do qual somos parte e CONVIER de forma harmônica, buscando ao máximo nos aproximar dos princípios que regem a vida como um todo.

Sobre esses tais princípios da vida destaco alguns mencionados por Janine Benyus em seu livro sobre Biomimética:

Princípio 01 - Na natureza tudo funciona com energia solar;

Princípio 02 - Na natureza todos utilizam apenas a energia de que precisam;

Princípio 03 - Na natureza tudo é reciclado.

(Basta citar apenas esses três para entendermos o quanto temos andado no contrafuxo da vida)

Além destes, existem muitos outros princípios interessantes, sejam da física, sejam da Ecologia Profunda, os quais você pode conferir assistindo as aulas gratuitas disponibilizadas na Escola de Sustentabilidade 4.0 ou aprofundar adquirindo o livro Sustentabilidade 4.0.

Saiba como adquirir em:

Conheça a Escola de Sustentabilidade 4.0