top of page

Blog IN 

Blog &

Notícias &

Inovação &

Inteligência Natural &

Sustentabilidade 4.0

Últimas Notícias:

THINKATHON - MARATONA DE IDEIAS PARA A SUSTENTABILIDADE 4.0

A tela que te afeta



Recentemente estive em sala de aula ministrando uma disciplina na pós-graduação e dentre muitos dos temas abordados falávamos sobre consumo e sustentabilidade.


Lá pelas tantas relatei rapidamente sobre minha opção de viver sem televisão e de usar a internet muito mais para oferecer um conteúdo crítico/reflexivo, do que para ficar olhando coisas para comprar ou mesmo acompanhando o "lifestyle fake"generalizado nas redes sociais.


Foi então que soltei a pérola: "é a tela o que te afeta".

A frase dita espontaneamente surtiu uma reflexão generalizada, inclusive em mim mesma.


Desde então fiquei com isso registrado em minha mente e por isso resolvi compartilhar uma ideia: e se você, que está lendo esse texto passasse a observar e refletir sobre quais são suas necessidades reais de consumo, e quais são aquelas forjadas pelas telas que te afetam?


E se você fizesse a experiência de passar alguns dias saindo de frente da TV nos intervalos comerciais? Será que o desejo por aquele "carrão", ou pela "roupa da moda", ou até por aquele "delicioso hambúrguer" com sabor de conservantes, permaneceria de forma contundente em seu pensamento?


E se você fizesse uma avaliação íntima e pessoal sobre quais conteúdos anda seguindo das redes sociais? Quem são seus influenciadores? Para onde você está levando seu próprio pensamento?


Ficam aqui as sugestões, para que você comesse a (re)pensar e ter uma vida mais sustentável e ao mesmo tempo que você contribua para a sustentabilidade planetária, por meio da simples redução de seu consumo.


Para finalizar quero contar pra vocês que ao buscar uma imagem pra postar na capa desse artigo, fiz mais uma de minhas observações peculiares: já notaram que uma tela quebrada parece uma teia?


Nada contra os aracnídeos mas me parece que por trás de uma tela intacta e cristalina há sempre uma teia pronta pra te tornar uma presa!


Até o próximo texto!


Se gostou desse, curte e compartilha!


Maya, M. H.



bottom of page