top of page

Blog IN 

Blog &

Notícias &

Inovação &

Inteligência Natural &

Sustentabilidade 4.0

Últimas Notícias:

THINKATHON - MARATONA DE IDEIAS PARA A SUSTENTABILIDADE 4.0

A inovação sempre esteve na natureza...



Aquilo que todos agora aclamam como o que temos de mais precioso e revolucionário – a INOVAÇÃO – nada mais é do que a repetição de processos e padrões que sempre estiveram à nossa disposição na natureza.


Conceitos e temas que hoje estão sendo amplamente difundidos tais como: “ecossistema”, “redes”, “colaboração”, “simbiose”, “sistemas”, dentre muitos outros, são expressões dos modelos encontrados no meio ambiente desde que o mundo é mundo. 


Então porque tudo parece tão novo para a maioria de nós?


Desde que nós, seres humanos, passamos a “dominar” determinados processos naturais como por exemplo: o ciclo da terra para a agricultura, o ciclo hidrológico e seus períodos de secas e cheias dentre outros, passamos também a nos sentir superiores e “independentes” da natureza, a qual deixou de ser a fonte de conhecimento sobre tudo o que precisamos, para ser tão somente fonte de recursos naturais e área para expurgo de nossos resíduos e dejetos.


Fomos nos afastando da natureza de tal maneira que durante séculos e mais séculos ignoramos os ciclos naturais e adotamos modelos de crescimento e desenvolvimento lineares e cartesianos os quais nos trouxeram para as atuais condições de crise, desigualdade, degradação e incertezas climáticas.


Em outras palavras podemos dizer que depois de todo um período de “evolução”, chegamos ao um ponto em que precisamos nos reinventar porque se não inovarmos em nossas tecnologias, processos, métodos e especialmente, se não inovarmos em nossa MENTALIDADE ficaremos estagnados e perdidos bem no meio do caos.


Atualmente ainda temos - por sorte ou graças a atuação dos ambientalistas pelo mundo - a nossa mãe natureza à disposição para nos demonstrar modos de vida baseados no SISTEMISMO E COLABORAÇÃO, para então criarmos soluções inovadoras para necessidades humanas/sociais que são cíclicas, simbióticas e complexas.


Então é chegado o momento de inovar nos modos de nos relacionar, comunicar, trabalhar, viver, pensar e também de modificar nosso olhar sobre a natureza.


Aos que atuam especificamente na área ambiental ficará uma missão dupla:


1. a primeira de contribuir para que finalmente os empreendedores, instituições públicas e a sociedade de modo geral compreendam que as questões ambientais são literalmente vitais e, por isso, não podem mais continuar sendo negligenciadas; e


2. a segunda é ser capaz de inovar tanto em nível tecnológico quanto em nível processual para se oferecer soluções que transformem a sustentabilidade em um atrativo e um investimento e não em um custo ou um problema.


Foi baseada nessa visão de mundo que propus uma teoria denominada de Sustentabilidade 4.0 e cujo livro será lançado no final do mês de agosto de 2019.



Em seu conteúdo, apresento algumas inovações que já começam a despontar pelo mundo como verdadeiros pontos de luz a iluminar o caminho da mudança, sendo eles:


* Ciberativismo

* Ecoalfabetização

* Valoração de Serviços Ecossistêmicos 

* Direitos da Natureza

* Movimento Ecofeminista

* Proposta sobre Ecocídio

* Biomimetismo

* Economia Circular Cradle to Cradle


Todo esses movimentos e mudanças vem ocorrendo pelo planeta, baseados em uma lógica de reconexão com a natureza VIVA e tudo o que ela tem a nos ensinar para que enfim nos tornemos resilientes e sustentáveis.


Magda Maya

@magdamaya.ambiental


Artigo atualizado

Publicação original em:

bottom of page